[ Lire et Commentant ] - Métrica - Colleen Hoover

Editora: Galera Record
Autor:  Colleen Hoover
Ano: 2013
Número de páginas: 304
Avaliação: 



Sinopse:

" Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso- o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor."

Fonte: Skoob

Ainda estou sem o meu computador, sem o meu próprio computador, ou seja, sem estar por dentro dos próximos lançamentos ou das novidades que estão por vir. Eis que, conversando com uma colega ela falou muito bem de Métrica, só que a Liginha aqui está com a renda apertada e ela muito sensibilizada me deu de presente o e-book. Eu, com muita alegria, já fui logo aceitando, passando para o celular e começando a ler assim que cheguei em casa.

E não foi que me surpreendi com o livro? De começo eu não sabia muito o que esperar, e ainda assim a leitura foi evoluindo rápido. Um livro que nos conquista com suas poesias feitas do cotidiano, dos traumas, das alegrias e dos medos. Poesias que fazem a gente se identificar com aqueles que a recitam, que é tão sentimental que nos absorve. Algumas eu tive que ler duas vezes para entender, não vou negar, mas ainda assim gostei bastante.

Lake e Will perderam muito na vida, em primeiro momento só conhecemos a parte que Lake perdeu o pai recentemente e que teve que se mudar e está morando em uma nova cidade, novo colégio, novos vizinhos. Não é nada fácil deixar tudo para trás, assim que eles se mudam Lake conhece Will e passamos a conhece-lo através dela, junto com ela.

Não me identifiquei com os personagens assim de cara, confesso que achei um pouco forçado o que eles passam a sentir um pelo outro. Eu achava que já sábia o que esperar, que já sabia como iria terminar e que também já sabia que não iria gostar muito, só que tudo o que eu achava foi jogado na minha cara e virado do avesso, não foi nada do que imaginei e gostei muito dele por ter me mostrado que nem tudo é do jeito que imagino.

Métrica é um romance que não foca apenas no casal da trama, as pessoas ao redor também se destacam, o irmão de Lake é o moleque mais fofo que conheço, uma criança encantadora e que me fazia rir em alguns momentos. A amiga de Lake (Eddie se não me engano), a mãe dela, o irmão de Will, todos tem uma contribuição para a trama que no fim as coisas se completam.

Poesia e trechos de músicas e mais poesias é o que nos envolve. Pelo menos no e-book o começo de todo capitulo tinha o trecho de uma música dos The Avett Brothers, eu não sei quanto ao livro físico, mas a diagramação é simples e eu gostei da estrutura geral, ainda sou nova nessa de leitura de livros digitais.

Não foi um livro que me fez derramar em lágrimas, mas que me emocionou muito, com certeza. É um livro que nos passa uma grande lição de vida, uma não várias lições e de vários ângulos. Colleen Hoover nos envolve em um livro que vai se tornando pura poesia, cheio de sentimentos, de altos e baixos, que tem momentos de alegria bem como de momentos tristes que é infelizmente inevitável, em algum momento aquilo pode sim acontecer conosco, o destino poderá sim bater em nossa porta.

Fiquei impressionada, eu gostei realmente da escrita e da trama em geral. Quem já encontrou aquela pessoa que te entende como ninguém? Aquela que se importa com você, que não está com você apenas para os momentos felizes, mas que quer ver você bem. Aquela pessoa que não apenas tenta deixar aquele momento mais alegra, mas que te ensina a crescer, que quer estar junto, que cresce junto com você. Aquela pessoa que também erra, mas reconhece que errou, que quer estar com você em todos os momentos. Bem, acompanhamos o crescimento dos sentimentos e emoções e se torna inevitável não se envolver também com eles. Quem já tem essa pessoa ao seu lado, o que posso dizer? Ame-a todos os dias, mas também ensine, tenha paciência, nem todo mundo vê as coisas do modo que você vê!

Um livro realmente emocionante, e que recomendo não apenas ao jovens adultos. Mas, para aqueles que já gostam do gênero, tenho certeza de que vão adorar. É um livro inundado de emoção e que aos poucos nos envolve com suas palavras e sentimentos, transformando o que pensávamos que conhecíamos e o que na realidade nossa vida é, uma enorme poesia surpreendentemente cheia de nuances.

Métrica é o primeiro livro da trilogia Slammed. Os próximos livros são Point of Retreat e This Girl ainda sem uma previsão de lançamento. Conheça um pouco mais sobre a autora e suas obras no site: http://www.colleenhoover.com/


 Trechos Preferidos:

  “ Questione tudo. Seu amor, sua religião, sua paixão. Se você não tem questionamentos, você nunca encontrará respostas.”

  “Ela me ensinou a questionar
A nunca me arrepender. 
Ela me ensinou a ampliar meus limites, 
Porque é para isso que eles existem."

  “ - Não foi a morte que deu um murro em você, Layken. Foai a vida. A vida acontece. Merda acontece. E acontece muito. Com muita gente.

  “ ...Às vezes, a vida fica no meio do caminho. 
Fica totalmente no meio do seu maldito caminho. 
Mas ela não fica totalmente no meio do seu maldito caminho por querer que você desistadeixe que assuma o controle. A vida não fica totalmente no meio do seu maldito caminho só porque quer que você deixe tudo nas mãos dela 
e seja levado por ela. 
A vida quer que você lute. 
Que aprenda a fazer uma vida sua.

  “ - Mãe? - digo, com a voz fraca. - E se você estiver errada? 
- E se eu não estiver, Lake? Questione tudo. E se ele quiser escolher você? Você nunca vai saber, se não confessar o que sente. Você o tirou completamente de sua vida, e não deu a ele a oportunidade de escolher você.

Beijos ;*

8 comentários:

  1. Oi Lí!!
    Nossa, estou louca pra ler esse livro porque, todas as resenhas que li até agora (e comentários também), só elogiaram o livro!
    Percebi que, pra você, o livro não foi tudo isso que falam mas mesmo assim te agradou né? Fiquei feliz por isso! *-*
    Os personagens são adolescentes?? Espero entender o livro também, sou meio "lesada" pra poemas, poesias, estruturas de texto mais "delicadas"... rs.

    Eu confesso: não consigo ler através de uma tela!! Eu preciso sempre do livro impresso nas mãos! :x
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeh :D
      Eu não estava muito por dentro do que as pessoas estavam e estão falando do livro, mas eu gostei bastante sim. Só me atrapalhava um pouquinho nas poesias, ou tinha que ler umas duas vezes para realmente entender o significado rsrs, Mas o enrendo é lindo!

      Sobre os personagens serem adolescentes, não aparentam tanto, porque a Lake completa 18 e o Will tem 21. Ele é juvenil, mas ao mesmo tempo os personagens são maduros... acho que você vai gostar sim Jeh! ;)

      Sabe, eu também era assim, até que comecei a ler um livro no tablet da minha mãe, depois que comprei esse novo celular estou começando a também ler os livros digitais. Não é o mesmo que o livro, lógico, mas como no momento não podia comprar adorei poder ter o ebook. Estou me acostumando ainda.

      Eu ando com o cel na bolsa e um livro físico, se for em locais públicos leio o livro, em locais fechados leio no celular rsrs

      Bju

      Excluir
  2. Oi, Lígia.
    Estou com esse livro aqui na pilha e fiquei muito curiosa para ler.
    Acho que um bom livro sempre tem que ter uma lição! Bom, isso se o leitor tiver competência para entender nas entrelinhas!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis ;D

      Concordo com você, um bom livro se destaca pela lição que ele nos passa e esse aponta várias situações no qual nos deixa com a cara no chão do quão grande essas lições são. E também depende de quem está lendo, você está certo. Só acho que você irá adorar ;D

      Bjus

      Excluir
  3. Li muitos comentários dessa trama, mas ainda não sei qual é o estilo dessa trama. Como vc o classifica, Lígia?

    Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys, bem eu acho que ela se encaixa em Romance, Drama, Jovem Adulto, Poético, mas acho que o ponto maior é o romance e o drama. Bjuu

      Excluir
    2. É romance comum Gladys . Ele é um Y.A Book! Bju

      Excluir

-Sua opinião é sempre bem vinda e eu adoro saber o que vc achou *-*

- Não tem uma conta no blogger? Pode comentar com a opção NOME(seu nome)/ URL (link do seu perfil em alguma rede social.)

- Comentários Anonimos não serão aceitos.

- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

- Irei responder aqui nesta pagina mesmo! então por favor volte depois para conferir a resposta ;D

- Em caso de interesse em fazer parceria com o blog,sugestões, críticas ou algo mais entre em contato.

- Obrigada por comentar!

 
Tecnologia do Blogger | Layout feito por Adália Sá | Modificações e ajustes Lígia Paulino | © Todos os direitos reservados 2010 Lígia et son monde